quinta-feira, 2 de abril de 2009

Pré conceito ao preconceito

Tudo começa quando algum tempo antes da aula estava eu conversando com a Canola no messenger, quando passei pra ela a coletânea da proposta de redação que havia passado aos meus alunos na semana anterior. Então combinamos que ela passaria me pegar, já que a república onde moro fica no caminho que ela faria pra ir ao colégio.
Fiz umas anotações pra passar pra turma, engoli três fatias de pão com requeijão esquentados na lancheira elétrica, tomei um copo d'água, botei a mochila nas costas e voei pra frente de casa, sendo que a Canola disse que já tava subindo pra me pegar.
Enquanto a esperava abri um chicletes e fiquei ali pensando sobre como aquela borracha cheia de edulcorantes me fazia salivar.
Pouco tempo depois a carona chegou. Passamos rapidamente na república de um colega nosso pra pegarmos umas cópias da matéria e logo em seguida rumamos ao cursinho.
Lá minha aula rolou muito bem. A turma tá bastante empenhada, isso me anima bastante.Na semana passada passei pra eles uma coletânea debatendo o racismo, e hoje passei teoria sobre estrutura de redação (as velhas conhecidas introdução, desenvolvimento e conclusão) e usei a tal coletânea como exemplos, assim como os próprios textos escritos pelos alunos.
Cheguei da aula faz pouco tempo,mas durante todo o caminho de volta até esse exato instante continuo instigado com um simples fato: mesmo após discutir sobre racismo numa classe, entrar em consenso com todos ali, algo ainda parece não estar legal.
Existe ali um pré conceito ante o preconceito. Simples de explicar o porque desse dilema: na classe existem alunos negros, e é impressionante como deve ser falado negro e branco. Pessoal, eu tenho que me dirigir aos alunos falando negro e não preto. Acho isso uma sacanagem, pelo fato de que eles falam branco e não caucasiano, como legalmente é o indivíduo de pele com cor branca.
Definitivamente não é apenas algo pra ser pejorativo não, é um pré conceito mesmo.
Sem contar que já vi vários casos, dentro de famílias de negros mesmo, onde eles se chamam de "preto", "nego", "negão". Agora, eu que sou caucasiano( ou branco, seja como for é tudo igual) se chamar um preto de rua de preto serei taxado de racista!
Entendem o ponto?
Espero que sim.
Já que é pra lutarmos contra o racismo, por que o próprio sistema nos impõe barreiras pra atrapalhar esse tão sonhado bem estar entre pretos e brancos?
Ahh, já tava me esquecendo! E essas cotas pra negros? Quanta sacanagem com o ensino superior público hein? Somos todos iguais perante a lei!!!Nada melhor pra promover a luta contra o racismo hein?
Fico imaginando se eu fosse negro, estaria eu numa entrevista pra entrar numa multinacional grandiosa, aí frente a frente com o sujeito ele me pergunta se sou graduado numa universidade, onde passei graças ao sistema de cotas!
Cotas para vagas de empregos já!?
E dá-lhe PT! Lulalá resolve!
Governo tão populista e tão racista.